CONVIDADOS


Hélio Santos
Doutor em economia, administração e finanças e leciona no programa de Mestrado em Desenvolvimento Humano da secular Fundação Visconde de Cairu, em Salvador. É fundador e Diretor-Presidente do IBD – Instituto Brasileiro da Diversidade, Presidente do Conselho Deliberativo do Fundo Baobá para a Equidade Racial e autor de “A busca de um caminho para o Brasil: a trilha do círculo vicioso” (Ed. Senac – 2000), ensaio que discute o desenvolvimento brasileiro sob a ótica sociorracial. Foi coautor de várias obras na sua especialidade e publica regularmente artigos sobre Desenvolvimento Humano e Diversidade. É também consultor de Gestão da Diversidade de várias organizações, como Itaú-Unibanco, Grupo Abril, CPFL e Ford Foundation.

Macaé Maria Evaristo dos Santos
Graduada em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1990). Mestrado em Educação pela Faculdade de Educação - FAE/ Universidade Federal de Minas Gerais (2006). Professora da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte desde 1984, onde atuou na coordenação e direção de escola pública. Atuou como Gerente de Coordenação da Política Pedagógica, Secretária Adjunta e Secretária Municipal de Educação, no período de 2004 a 2012. Foi professora do Curso de Magistério Intercultural Indígena e coordenou o Programa de Implantação de Escolas Indígenas de Minas Gerais no período de 1997 a 2003. Atuou como Secretária de Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (2013-2014). Atualmente é Secretária de Estado de Educação de Minas Gerais. Atua principalmente nos seguintes temas: política educacional, movimentos sociais, inclusão e pluralidade cultural.


Sebastião Pinheiro
Engenheiro agrônomo, engenheiro florestal.  Atua no Núcleo de Economia Alternativa (NEA) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Autor de diversos livros entre eles: Agricultura sem Veneno; Agricultura Ecológica e a Máfia dos Agrotóxicos no Brasil.





Marcos Terena
É membro da Comissão Brasileira de Justiça e Paz. É conselheiro da Agência de Notícias do Direito da Criança e Adolescente. É presidente do Comitê Intertribal e coordenador do programa VIATAN – Central de Informações Indígenas. É coordenador do Fórum Indígena Internacional sobre Biodiversidade e do tema Conhecimento Tradicional e Espiritualidade na Cátedra Indígena Internacional.





Daniel Munduruku

Escritor indígena, graduado em Filosofia, tem licenciatura em História e Psicologia. Doutor em Educação pela USP. É pós-doutor em Literatura pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Diretor presidente do Instituto UKA - Casa dos Saberes Ancestrais. Membro Fundador da Academia de Letras de Lorena. Recebeu diversos prêmios no Brasil e Exterior entre eles o Prêmio Jabuti, Prêmio da Academia Brasileira de Letras, o Prêmio Érico Vanucci Mendes (outorgado pelo CNPq); Prêmio Tolerância (outorgado pela UNESCO).



Kelli Mafort

Formada em Pedagogia pela UNESP. Direção Nacional do MST. 







José Bartolomeu Jocene Marra

Natural da Beira - Moçambique, possui Mestrado em Ciências da Educação pelo Instituto de Educação da Universidade do Minho(2011), Especialidade em Ciências da Educação/Supervisão Pedagógica na Educação em Línguas Estrangeiras pela mesma universidade (2010) e Licenciatura em Ensino de Francês Língua Estrangeira pela Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo (2005). Atualmente, é doutorando em Educação na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia, na Linha de pesquisa de Saberes e Práticas Educativas e pesquisa os processos da formação de professores de línguas na perspectiva histórico-cultural.





Luiz Carlos de Freitas

Luiz Carlos de Freitas, formado em Pedagogia e mestre em Educação, concluiu o doutorado em Ciências (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo em 1987. Em 1994 concluiu tese de Livre-Docência e em 1996 seu Pós-Doutorado na Universidade de São Paulo, período em que combinou estudos sobre teoria pedagógica em Moscou. Atualmente é professor titular da Faculdade de Educação da UNICAMP. Atua na área de Educação, com ênfase em Avaliação da Aprendizagem e de Sistemas. Os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica e tecnológica são: Avaliação, Políticas Públicas, Neoliberalismo, Didática, Organização do Trabalho Pedagógico, Progressão Continuada e Ciclos de formação.

Sônia Maria Roseno

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2001), é mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010), doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2014). Atuou como docente da Educação Infantil e Séries Iniciais, Multisseriadas, e Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental. Atuou do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da FaE/UFMG e fez parte da equipe de Educação da Secretaria Estadual da Educação de Minas Gerais.

Alberto Matías González


Graduado de Superior en Historia por el ISP Capitán Silverio Blanco de Sancti Spíritus, 1980, de Licenciatura en Educación, ISP. Félix Varela de Santa Clara. Ms. C. en Ciencia Tecnología y Sociedad, por la Universidad de La Habana, y Doctor en Gestión ambiental y desarrollo sostenible, Universidad de Girona, España. Es profesor Titular de la Universidad de Universitario de Sancti Spíritus, José Martí Pérez . Tiene una experiencia de 30 años en la Educación Superior. Es miembro de los tribunales evaluadores para cambios de categoría docente, en las categorías de Asistente, Auxiliar y Titular de la Universidad de Sancti Spíritus José Martí Pérez.