Hélio
Santos
Doutor em economia, administração e finanças e leciona no
programa de Mestrado em Desenvolvimento Humano da secular Fundação Visconde de
Cairu, em Salvador. É fundador e Diretor-Presidente do IBD – Instituto
Brasileiro da Diversidade, Presidente do Conselho Deliberativo do Fundo Baobá
para a Equidade Racial e autor de “A busca de um caminho para o Brasil: a
trilha do círculo vicioso” (Ed. Senac – 2000), ensaio que discute o
desenvolvimento brasileiro sob a ótica sociorracial. Foi coautor de várias
obras na sua especialidade e publica regularmente artigos sobre Desenvolvimento Humano e Diversidade. É também consultor de
Gestão da Diversidade de várias organizações, como Itaú-Unibanco, Grupo Abril,
CPFL e Ford Foundation.
Graduada
em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
(1990). Mestrado em Educação pela Faculdade de Educação - FAE/
Universidade Federal de Minas Gerais (2006). Professora da Rede Municipal de
Educação de Belo Horizonte desde 1984, onde atuou na coordenação e direção de
escola pública. Atuou como Gerente de Coordenação da Política Pedagógica,
Secretária Adjunta e Secretária Municipal de Educação, no período de 2004 a
2012. Foi professora do Curso de Magistério Intercultural Indígena e coordenou
o Programa de Implantação de Escolas Indígenas de Minas Gerais no período de
1997 a 2003. Atuou como Secretária de Alfabetização, Diversidade e Inclusão do
Ministério da Educação (2013-2014). Atualmente é Secretária de Estado de
Educação de Minas Gerais. Atua principalmente nos seguintes temas: política
educacional, movimentos sociais, inclusão e pluralidade cultural.
Engenheiro
agrônomo, engenheiro florestal. Atua no Núcleo
de Economia Alternativa (NEA) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Autor de diversos livros entre eles: Agricultura sem Veneno; Agricultura Ecológica
e a Máfia dos Agrotóxicos no Brasil.
É
membro da Comissão Brasileira de Justiça e Paz. É conselheiro da Agência de
Notícias do Direito da Criança e Adolescente. É presidente do Comitê
Intertribal e coordenador do programa VIATAN – Central de Informações
Indígenas. É coordenador do Fórum Indígena Internacional sobre Biodiversidade e
do tema Conhecimento Tradicional e Espiritualidade na Cátedra Indígena
Internacional.
Escritor indígena,
graduado em Filosofia, tem licenciatura em História e Psicologia. Doutor em Educação pela USP. É pós-doutor
em Literatura pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Diretor presidente do Instituto UKA - Casa dos Saberes
Ancestrais. Membro Fundador da Academia de Letras de Lorena. Recebeu
diversos prêmios no Brasil e Exterior entre eles o Prêmio Jabuti, Prêmio da
Academia Brasileira de Letras, o Prêmio Érico Vanucci Mendes (outorgado pelo
CNPq); Prêmio Tolerância (outorgado pela UNESCO).
Formada em Pedagogia pela UNESP. Direção
Nacional do MST.
José Bartolomeu Jocene Marra
Natural da Beira -
Moçambique, possui Mestrado em Ciências da Educação pelo Instituto de Educação
da Universidade do Minho(2011), Especialidade em Ciências da
Educação/Supervisão Pedagógica na Educação em Línguas Estrangeiras pela mesma
universidade (2010) e Licenciatura em Ensino de Francês Língua Estrangeira pela
Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo (2005). Atualmente, é doutorando em Educação
na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia, na Linha de
pesquisa de Saberes e Práticas Educativas e pesquisa os processos da formação
de professores de línguas na perspectiva histórico-cultural.
Luiz
Carlos de Freitas
Luiz Carlos
de Freitas, formado em Pedagogia e mestre em Educação, concluiu o doutorado em
Ciências (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo em 1987. Em
1994 concluiu tese de Livre-Docência e em 1996 seu Pós-Doutorado na
Universidade de São Paulo, período em que combinou estudos sobre teoria
pedagógica em Moscou. Atualmente é professor titular da Faculdade de Educação
da UNICAMP. Atua na área de Educação, com ênfase em Avaliação da Aprendizagem e
de Sistemas. Os termos mais freqüentes na contextualização da produção
científica e tecnológica são: Avaliação, Políticas Públicas, Neoliberalismo,
Didática, Organização do Trabalho Pedagógico, Progressão Continuada e Ciclos de
formação.
Possui Graduação em
Pedagogia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
(2001), é mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010),
doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2014). Atuou
como docente da Educação Infantil e Séries Iniciais, Multisseriadas, e Educação
de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental. Atuou do Curso de Licenciatura em
Educação do Campo da FaE/UFMG e fez parte da equipe de Educação da Secretaria
Estadual da Educação de Minas Gerais.
Alberto Matías González
Graduado de Superior en Historia por el ISP
Capitán Silverio Blanco de Sancti Spíritus, 1980, de Licenciatura en Educación,
ISP. Félix Varela de Santa Clara. Ms. C. en Ciencia Tecnología y Sociedad, por
la Universidad de La Habana, y Doctor en Gestión ambiental y desarrollo
sostenible, Universidad de Girona, España. Es profesor Titular de la
Universidad de Universitario de Sancti Spíritus, José Martí Pérez . Tiene una
experiencia de 30 años en la Educación Superior. Es miembro de los tribunales
evaluadores para cambios de categoría docente, en las categorías de Asistente,
Auxiliar y Titular de la Universidad de Sancti Spíritus José Martí Pérez.